PALAVRA DE DEUS, VERDADE QUE LIBERTA

PALAVRA DE DEUS, VERDADE QUE LIBERTA

quinta-feira, 19 de maio de 2011



ESPAÇO: NA MIRA DA VERDADE



"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará"


Jo 8.32


OS IRMÃOS PERGUNTAM AO PROFESSOR LUÍS HENRIQUE


Olá irmão Luís, a paz do Senhor. Tenho uma dúvida. Um colega de trabalho que é espírita me procurou por estes dias e disse que esteve rezando por mim, e que os espíritos disseram a ele para me avisar que tomasse cuidado no trânsito (tenho moto) que um grave acidente estava para acontecer. Bem, dias depois eu ttive um grande livramento, fiquei bobo. Como tentar explicar essas coisas do ponto de vista bíblico?

APS, 26 anos

Igreja Presbiteriana.

RESPOSTA:

Olá querido amado e irmão APS, que o Senhor continue abençoando ricamente a sua vida. Sobre a sua pergunta, gostaria, antes de mais nada, dizer que Deus em seu lídimo e indescritível amor ama os espíritas, que tem de fato um coração desprendido e caridoso, pautado no amor e solidariedade ao próximo, mas devemos expor as verdades de acordo com o que a Bíblia nos ensina, e é fato que Deus reprova a prática do espiritismo. Começarei a dissertar minha resposta lendo em 1ª instância um texto do Profeta Isaías:

"Quando te pedirem para consultar os espíritos e os adivinhos; deixará pois de consultar e não recorrerá o seu povo somente a seu Deus? Interrogará pois os mortos e não a Lei e o Testemunho do Senhor? Digo-vos que eles nunca verão a alva...."são amaldiçoados....serão entenebrecidos com ânsia e arrastados para a escuridão..."

Is 8.19-21

(Ed RC)

Deus está repreendendo a Nação de Israel por estarem (no contexto) deixando de consultar a verdade absoluta que é a lei don Senhor para procurar advinhos. A sentença é que, tanto os que consultam como os que procuram os advinhos serão, indubitavelmente amaldiçoados.

Há mais um texto importante que merece observação e corrobora a resposta:

"Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações de outras nações... entre ti não se achará advinhos, prognosticadores, nem agoureiro, nem feiticeiro,nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito advinhante, nem mágico para que consulte os mortos...Pois todo que fizer tal cousa é abominação ao Senhor; por estas abominações o Senhor te lançará fora de diante dele (salvação)...perfeito serás como o Senhor teu Deus.

Bem amigos! o texto é claro! Deus reprova veementemente as práticas ocultas, e o próprio Deus disse que lançará fora do meio dele. Sabemos que os demônios podem operar sinais e prodígios da mentira (II Ts 2.18), fazendo pseudos sinais para tentar enganar até mesmo os escolhidos; é só lembrarmos do texto de I Sm 28 quando um demônio personifica a imagem de Samuel enganando Saul e até a pitonissa de En-Dor.

Em suma não é Bíblico e Deus nos orienta a consultarmos a Bíblia Sagrada que é a Palavra de Deus e tem resposta para tudo que precisamos.

PERGUNTA 2
Emanuelle Vieira, Assembléia de Deus de Igarapé pergunta: "Professor Luís, a Paz do Senhor. Sempre tive uma curiosidade e nunca obtive uma resposta satisfatória. Porque existem, e porque os ateus são ateus?Desde já agradeço e que o Senhor continue abençoando seu ministério.
RESPOSTA:
Prezada Emanuelle, graça e paz! De fato, é uma pergunta difícil de responder, porém, espero que consiga pelo menos elucidar um pouco sua dúvida acerca do ateísmo.
Bem, tenho uma resposta particular e passível de contestação.Acredito que exista hj, um número excessivo de ateus por antagonicamente "não conhecerem cristãos" e ao mesmo tempo "conhecerem cristãos".Parece paradoxial não? pois é, mdeixa eu tentar explicar. É raro hj, muito raro mesmo pessoas que realmente se revestiram do verdadeiro cristão, ajoujado no andar com Deus, que evidência não só por palavras mas com obras a existência de um Deus verdadeiro e transformador.Por outro lado, alguns que, severamente se denominam cristãos agem de forma contrária a fé que professa. Pois quando dizemos que somos cristãos, nos colocamos como servos prontos para, com gratidão obedecer seus mandamento que implica uma vida de caráter, ética, amor à família, fidelidade, amor incondicional ao próximo, o que muitos, não vendo isso se solidificar em atitudes, acabam que escandalizando e afastando gradativamente as pessoas da crença e fé em Um Deus único e verdadeiro. Conta-se que um grupo de evangelistas foram evangelizar Gand, persuadido a aceitar Cristo ele disse categoricamente: "Aceito o Cristo que vocês me anunciam, porém, me recuso a aceitar o cristianismo que você s vivem, pois o que conheço dele, está pautado na renúncia, e vejo que vocês não o vivem plenamente." A Bíblia diz que "os que estão em Cristo nova criatura é. As coisas velhas se passaram, ei que tudo se fez novo" II Co 5.17.
Abraços
Espero que tenha ajudado.

PERGUNTA 3

A Paz do Senhor Luiz, ta sumido, ta morando no bairro mais não? Aki, me tira uma duvida: eu tenho por mim qe Adão não foi o primeiro homem a ser criado, pelo fato de, após Caim matar Abel, ele fugiu indo para a terra de Node, la ele conheceu sua mulher, então se Adão foi o primeiro homem e Eva a primeira mulher, de onde saiu a mulher de Caim? Eu acho que esta mulher saiu de Gênesis 1:27, e Voce, acha que Adão foi o primeiro homem e Eva a primeira mulher a serem criados? Abraços...




PERGUNTA 4
OiLuis, a Paz do Senhor.Estou com uma dúvida.O que é Gogue e Magogue (Ap 20.8).
Abraços
Walquíeia (aluna do IECEB/Caeté-MG)
RESPOSTA:
Olá querida aluna Walquíria, é uma satisfação ter sua participação em nossa rede social. Quanto a pergunta, é importante algumas considerações histórico-teológico:O trecho do texto supra citado, reflete paralelamente o texto vétero Testamentário de Ez 38,39, no que concerne a Gogue que era chefe e príncipe de Magogue. Ap diz que "satanás será solto de sua prisão, e sairá a seduzir as Nações do quatro canto da terra, Gogue e Magogue, afimde reuní-los para a peleja..." Veja bem irmã Walquíria, devemos destacar dois detalhes importantes nesta simbologia apocalíptica, primeiro o termo neotestamentário não se refere à indivíduo,e,sim, localização geográfica,um extremo de uma região ao outro ponto que no caso seria o Magogue. Ezaquiel portanto, se refere ao indivíduo Gogue ( cujo nome significa "Monte Elevado")
Deus continue te abençoando sempre
att,
Luis Henrique

PERGUNTA 5
Pergunta de Márcia, aluna do II Período do curso de Teologia do IECEB-BH.
Sobre a discussão do vinho. O vinho que Jesus fez seu primeiro milagre em Caná era alcoólico? Ele ingeriu bebida alcoólica? O que a Bíblia nos diz sobre isso?
RESPOSTA
Olá minha querida aluna Márcia. A pergunta em questão é muito complexa e discutiva, porém, trabalharemos com o princípio hermenêutico de que a Bíblia interpreta a própria Bíblia para assim, evitarmos contradições desnecessárias. Responderei a pergunta partindo de duas premissas:
A primeira é que a Bíblia fala de 02 tipos de vinhos. Um condenável e um aceitável por Deus. Lemos em Is 5.11"ai daqueles que selevantam pela manhã e seguem a bebedice e continuam até a noite, até que o vinho os esquente."Este é o vinho com teor alcoólico. No mesmo livro em Is 65.8 diz "Como quando se acha o vinho num cacho de uvas, dizem:não o desperdices, pois há bençãos nele..."Esse já é o outro tipo de vinho não alcoólico, o SUCO DE UVA.
Então fica claro que a Bíblia fala de dois tipos de vinho: o ALCOÓLICO e o SUCO DA UVA.O contexto nos dirá qual Deus aprova ou desaprova.
É inconsebível aceitar a teoria de que Jesus, no seu primeiro milagre transformou água em vinho alcoólico, pela qual, o mesmo seria um pecador nato.Observemos o texto de Pv 20.1 "O vinho [alcoólico] é escarnecedor,e a bebida forte alvoroçadora, e todos aqueles que por eles é vencido não é sábio" e mais em Pv 23.29,30"para quem são os ais? para quem os pesares?para quem as rixas?para quem as desgraças da vida? os olhos vermelhos? pára os que demoram em beber vinho, e para os que buscam bebidas misturadas." Se jesus transformou as águas neste tipo de vinho, certamente não seria ele um injusto e pecador, a ponto de torna-se tolo?Impossível!
Bom, mas para não deixar dúvidas, vamos ler o texto de Hb 2.15 "Ai daquele que der bebida forte a seu companheiro, e que o embebedas para contemplar a sua vergonha." Fica bem claro que Deus em toda a Bíblia, e nem Jesus coadunou e nem aprova o uso do vinho alcoólico.
abraços
Prof. Luís Henrique

2 comentários:

Igreja Assembléia de Deus Missão disse...

paz amado,tdbm?
como podemos ter a certeza (sei que não exata) de que o homem surgiu na terra em 4004 aC?

Igreja Assembléia de Deus Missão disse...

amado irmão sou eu (belo) lembra igreja pr,andersom mora aqui na Bahia agora ok